quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

reunião 01.12.14 Considerações Coletivas Programa Estímulo à Cultura de Bauru

SOCIEDADE AMIGOS DA CULTURA
CARTA ABERTA À
PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU
Ilmo Sr. Prefeito Rodrigo Agostinho
CÂMARA MUNICIPAL DE BAURU
Presidente da Câmara Municipal Sr.Alexssandro Bússola
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE BAURU
Secretario Municipal de Cultura Sr. Elson reis
CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS
Presidente do C.M.P.C Sr. Marcus Vinicius Fernandes

ASSUNTO: Programa Municipal de Estímulo à Cultura de Bauru (Lei 5575 de 28/04/2008)

A Sociedade Amigos da Cultura através de sua diretoria, seus associados, artistas, produtores e comunidade bauruense interessada na pauta “Programa de Estímulo à Cultura de Bauru” solicita aos representantes das instâncias a quem endereçamos esta “Carta Aberta”, atenção mais assídua e comprometida com o assunto em questão. Salientamos que:

O Programa Municipal de Estímulo à Cultura de Bauru, desde seu surgimento em 2003, vem sucessivamente, ano após ano, descumprindo objetivos, cronogramas, lançamento de editais e metas propostas, demonstrando grave falha administrativa no compromisso como instância pública (Prefeitura Municipal de Bauru / Secretaria Municipal de Cultura) e falta ética com os artistas e produtores desta cidade de Bauru, além do público e comunidade beneficiados pelas ações desenvolvidas pelos projetos.

Salientamos que estes descumprimentos continuam ocorrendo de maneira grave em relação aos trâmites que se reportam no tocante à indicação da Banca Examinadora (para a qual o Conselho Municipal de Políticas Culturais já enviou a indicação de três integrantes) dos projetos enviados para o edital de 2013. O referido edital foi lançado em 23/12/2013, com inscrições até 21/03/2014 , em descumprimento da Lei 5575/2008, que institui que o edital deve sair de 15 de setembro a 15 de outubro de cada ano. Isto reflete a morosidade da Secretaria Municipal de Cultura na agilização do processo do impulsionamento das duas pessoas que por esta secretaria devem ser indicadas.

Diante da exposição sobre estes recorrentes e graves descumprimentos para com os artistas e em especial a comunidade bauruense, reforçamos que o Edital 2014 também se encontra inerte, sem publicação até a presente data e sem qualquer esclarecimento público sobre as justificativas neste atraso. Demonstramos através deste documento nossa completa insatisfação com uma gestão esvaziada, que além de parcos recursos no investimento com a cultura da cidade, não se propõe a buscar alternativas de viabilização orçamentária, como por exemplo o alinhamento com as diretrizes do Plano Nacional de Cultura, mecanismo de gestão compartilhada que estrutura um plano de cultura para o município, além de possibilitar a vinda de recursos federais para Bauru. Salientamos que as informações e procedimentos de adesão ao Plano cabem à Secretaria de Cultura e à Prefeitura de Bauru, através de contato com o Ministério da Cultura. São procedimentos que ampliam as possibilidades de revitalização cultural na cidade, estimulando nos bairros e junto ao público sensibilizações e ações para a cidadania através da arte e da cultura. A respeito dos descumprimentos da Lei de Estímulo e das possibilidades de organização e reestruturação - com efetivo cumprimento - do Plano Anual de Cultura para o município, solicitamos ética, compromisso e devolutiva sobre as pautas em questão.

carta aprovada pelos presentes na reunião de 01.12.2014 - Ata disponível para consulta com a presidência gestora da Sociedade Amigos da Cultura. www.sociedadeamigosdacultura.blogspot.com/ contato: sociedadeamigosdacultura@gmail.com


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

ASSEMBLEIA GERAL 2014

ASSEMBLEIA GERAL DA SOCIEDADE AMIGOS DA CULTURA

DIA 01 DE DEZEMBRO DE 2014
19 horas





PAUTA
Prestação de contas/ações 2014
Perspectivas 2015

considerações coletivas sobre:


Conselho Municipal de Políticas Culturais (antigo Conselho Municipal de Cultura)
Programa Municipal de Estímulo à Cultura de Bauru


NA CASA DE CULTURA CELINA NEVES 
(agrega a sede da SAC)
RUA GERSON FRANÇA 6-66
f. 32431150.

CONTATO INFO: 14. 991944727 com Val de Castro
sociedadeamigosdacultura@gmail.com

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Arte nos trilhos



 Um novo prêmio na trajetória da SAC - Sociedade Amigos da Cultura e da Cia Giralua de Artes: o Projeto “Memórias da Ferrovia em Bauru”, aprovado no ProAC -Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, que vai trabalhar com ações arte-educativas junto ao Museu Ferroviário de Bauru. O projeto propõe a sensibilização de um novo olhar para a história de nosso município, criando um espaço, para abrigar a memória e a identidade da cidade em sua história primordial, além de, contribuir com a formação cultural, e, o entretenimento humanitário.




A disposição é desenvolver ações arte educativas, resgatando personagens que fizeram parte da história da ferrovia, dando vida e voz às antigas e verdadeiras histórias, atuando em diferentes espaços: dentro do Museu Ferroviário, na praça, na plataforma de embarque, nas filas de espera e na recepção de chegada da “Maria Fumaça”. Dentro do Museu, bonecos em tamanho natural representando as personalidades interpretarão com os elementos do acervo, contracenarão entre si e com os objetos da sala, trazendo uma interpretação aos feitos humanos dentro da história da ferrovia. Nas contações de histórias haverá sessões especiais para deficientes auditivos mediadas por interprete na linguagem de sinais, revela Val de Castro, atriz da Cia Giralua e produtora executiva do Projeto.

“Nos dias do passeio de “Maria Fumaça” as ações incrementarão de forma convidativa a visitação ao Museu Ferroviário. Pautados na importância da acessibilidade, o projeto conta com material gráfico impresso em braile, para atender ao público com deficiência visual e uma intérprete de libras, que acompanhará três sessões de contações de histórias, atendendo aos deficientes auditivos. A acessibilidade do Projeto se faz, principalmente, pela gratuidade de todas as atividades”, complementa Castro.

Uma exposição a céu aberto – “Histórias da Ferrovia em Bauru” também inclui o projeto e pretende contribuir para a ‘descoberta’ da identidade cultural e histórica de nossa comunidade.  A produção de material gráfico e do programa educativo, propicia a divulgação do projeto, bem como, informações históricas sobre o Museu Ferroviário desde sua fundação. 

O lançamento do Projeto será em 16 de março, com ampla divulgação nas mídias sociais, através dos blogs da SAC – Sociedade Amigos da Cultura e da Cia Giralua e, das mídias impressa, radiofônica e televisiva. A concentração acontece na Praça Rui Barbosa, em direção à feira livre, indo até o Museu Ferroviário. A Entidade e o Grupo Artístico imaginam que o sentimento de pertencimento deva ser despertado, fazendo com que cada morador se integre à memória da história de Bauru e perceba a riqueza desse patrimônio cultural que é de todos nós. 

Os temas tratados durante as intervenções serão: 

  • Bauru ferrovia - impulso e decisões de emancipação da cidade;
  • Início de um centro econômico; 
  • Pioneirismo - luta com o povo natural do lugar; a
  • A simplicidade do índio e a magnitude da máquina a vapor; 
  • A tecnologia da época que chega com o trem trilho a trilho, abrindo estrada; 
  • Os profissionais da malha ferroviária; a
  • A “Maria Fumaça” como patrimônio cultural e histórico. 


A abordagem dos assuntos e temas tratados será adaptada de acordo com a faixa etária e adequada a partir de orientação técnica de profissional especializado em museologia. Procura-se a história real como resultado final, e o apoio do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura têm sido fundamental. O Projeto Ferrovia Para Todos, durante a execução do “Memórias da Ferrovia em Bauru” tem a parceria com a Giralua e a comunidade é quem ganha com todas essas práticas.

Através da SAC – Sociedade Amigos da Cultura, associação cultural que viabiliza a apresentação de projetos culturais em editais de estímulo à cultura, a associada Cia Giralua de Artes encaminhou as ações do Projeto “Memórias da Ferrovia em Bauru” ao edital do ProAC -  programa de estimulo à cultura da Secretaria de Estado da Cultura. No projeto premiado, estão inclusos o desempenho de três atividades: Projeto “A Escola Vai ao Museu” monitoria arte educativa para público estudantil com atores profissionais; exposição a céu aberto: “Histórias da Ferrovia em Bauru”, composta por 10 banners rool-on, que apresentam imagens em grande dimensão, da implantação da ferrovia em Bauru, a movimentação da estação ferroviária, imagens dos passageiros, trabalhadores e habitantes em geral inserindo a população indígena; confecção e produção de material educativo sobre o Museu Ferroviário Regional de Bauru. 

A aprovação do ProAC veio com o Projeto em 1º lugar no Estado, graças a um projeto elaborado pautado em parcerias entre a associação cultural Sociedade Amigos da Cultura, a Giralua como grupo artístico e o poder público municipal de Bauru, representado pela Secretaria Municipal de Cultura. Identificação, recuperação, preservação e acesso à informação do patrimônio ferroviário composto por acervos tão diversificados: desafio abraçado por todos os que desejam o resgate histórico e veem a importância do transporte ferroviário. O Museu Ferroviário Regional de Bauru completa em 2014, vinte e cinco anos, que serão muito bem comemorados: estão sendo preparadas novas exposições para incrementar ainda mais as visitas. Boa notícia para os frequentadores.


Realização: GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA - PROAC -  PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL 

“CONCURSO DE APOIO A PROJETOS DE DIFUSÃO DE ACERVOS MUSEOLÓGICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO”) - Projeto "Memórias da Ferrovia em Bauru.

realização: SOCIEDADE AMIGOS DA CULTURA - GIRALUA DE ARTES COMPANHIA DE ARTES

apoio: PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU -SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA - Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural - Museu Ferroviário Regional de Bauru.






imagens: Rui Zilnet e acervo do Museu Ferroviário Regional de Bauru 

Cultura Fortalecida

SAC - Sociedade Amigos da Cultura é uma organização não governamental, sem fins lucrativos. 

Val de Castro da Cia Giralua de Artes é a atual presidente da SAC

Em 2013 iniciou-se uma nova diretoria com foco na captação de novos parceiros para realização de projetos artísticos-culturais e na busca da integralização de novos núcleos associados, bem como na continuidade do desenvolvimento de projetos culturais voltados a comunidade bauruense como um todo. 

A SAC pretende a promoção da democratização e acessibilidade cultural através de seus núcleos associados, bem como, a geração de iniciativas em parceria com o poder público municipal e organizações não governamentais com propósitos afins.