segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A Sociedade Amigos da Cultura é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, foi criada em junho de 1995, em Bauru (SP), com o objetivo inicial de promover ações visando a atualização dos acervos das bibliotecas públicas do município, incentivando o gosto pela leitura e democratizando o acesso da arte e cultura à população de nosso município. Nestes 18 anos muitas ações culturais foram promovidas pela SAC conforme reza o seu estatuto, co m objetivo de criar, apoiar, implementar projetos e impulsionar o desenvolvimento cultural do município e da coletividade.
A instituição é representada por uma diretoria composta por oito membros legalmente eleitos, para mandato de dois anos, com corpo de associados formado por cidadãos comuns e artistas organizados em Núcleos Culturais.
Até o ano de 2001 a entidade foi chamada SAB – Sociedade Amigos da Biblioteca e produziu ou apoiou os seguintes eventos: Geradores do Riso, evento de resgate da arte circense; Biblioteca não entra em férias, série de eventos nas bibliotecas durante as férias como teatro, pintura, contação de histórias; Projeto Pequeno Cidadão, atividade que visa mostrar o papel dos poderes legislativo, executivo e judiciário aos jovens e crianças da rede oficial de ensino por meio de palestras, visitas e vivências; Projeto Vamos Brincar de Ler, adaptação de livros da literatura nacional para o teatro e exibição nos espaços públicos como praças e escolas da cidade com a finalidade de incentivar a leitura e promover a literatura nacional. A instituição também é responsável pela formação de diversas bibliotecas como a do Instituto Penal Agrícola e Hospital de Base.
A partir de 2001, com a necessidade de ampliar o seu leque de ações, sua razão social foi alterada para Sociedade Amigos da Cultura e iniciou-se então uma nova caminhada.
Em 2002 foi iniciado o Projeto Cultural Ouro Verde 100% Arte: Oficinas de informática, dança, jornal, sessões de cinema, rap, percussão, construção de instrumentos de percussão, palestras sobre cidadania começaram a modificar a rotina do centro comunitário do bairro Jardim Ouro Verde, em Bauru.
Em 2004 a entidade participou do Programa Municipal de Estímulo à Cultura da Prefeitura Municipal de Bauru através de seus núcleos associados e teve, nos dois editais, sete projetos aprovados: Pé de Breque, brinquedoteca móvel que percorreu cinco praças da cidade durante todo o ano, resgatando brincadeiras e jogos infantis; Prometeu é Fogo, espetáculo de teatro juvenil; Simulacro, pesquisa em teatro contemporâneo; Viva Cultura, Teatro Educação Ambiental da Cia Giralua de ArtesDia de Visita – Comunicação e Arte no Cárcere, desenvolvido na Penitenciária II de Bauru e o projeto Alegria, Alegria, com o Núcleo Andanças.
Em 2005 a entidade participou novamente do Programa de Estímulo a Cultura e teve os seguintes projetos aprovados: Ouro Verde 100% Arte, expansão do projeto já desenvolvido no Bairro Ouro Verde; Projeto Anima, projeto de cerâmica que acontece no centro comunitário do Jardim Nove de Julho, em Bauru, e que vem atingindo os seus objetivos de geração de renda e de resgate da autoestima através da modelagem da argila.
Em 2006, a SAC teve mais projetos aprovados no Programa Municipal de Estímulo à Cultura e apoiou o Festival Cultural Ouro Verde 100% Arte, que fez parte do projeto que está em andamento no bairro. O evento reuniu no Jardim Ouro Verde cerca de duas mil pessoas em doze horas de música, arte, higiene, cidadania e muita alegria.
Em 2007 foi lançado o Projeto: Canto & Poesia para expressar arte e cultura por meio da música e da poesia, completando sua oitava edição em 2008, no Automóvel Club de Bauru.
Em 2008 foi desenvolvido o Projeto “Teatro na Educação”, aprovado pelo Programa Municipal de Estímulo à Cultura, com oficinas de contação de histórias, criação de textos e histórias infantis, confecção de bonecos, na Universidade do Sagrado Coração, no NAPEM e na APEOESP, para professores, alunos e demais interessados.
No final de 2008, foi contemplado o Projeto “Praça Cultura Viva”, realizado na Praça Valdir Aparecido Raimundo “Val Raí”, no Bairro Presidente Geisel, com oficinas de Bioarquitetura e a construção de uma bioescultura, resultado das Oficinas de Argila, em 2009.
Em final de 2011, a SAC participou do edital do Programa Municipal de Estímulo à Cultura com o Projeto “Praça Cultura Viva - 2ª Fase”, foi aprovado e está atualmente em andamento.
A instituição mantém parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, a Oficina Cultural “Glauco Pinto de Moraes” da Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, Casa de Cultura Celina Neves, dentre outros.
Em 2013 a Sociedade Amigos da Cultura, através do Nucleo Artístico associado, Cia Giralua de Artes, foi contemplada com a premiação do ProAC no edital Didusão de Acervos Museológicos com o projeto "Memórias da Ferrovia em Bauru"
Em 2013 inicia-se uma nova gestão na diretoria da associação, a qual tem como missão resgatar e valorizar as atividades primordiais da Sociedade Amigos da Cultura em suas parcerias, apoiar e fomentar novos projetos artísticos culturais junto a comunidade com ações culturais promovidas pela SAC abrangendo todo o município, envolvendo seus núcleos associados e buscando a formação de uma rede de profissionais da arte e integração de novos parceiros e apoiadores.
A Sociedade Amigos da Cultura, em sua trajetória, foi criada e mantida para promover cultura e arte no município de Bauru, dando uma especial importância aos bairros, no intuito da descentralização das atividades culturais. Desta forma, busca agregar na cidade e em toda a região o conceito da vivência da arte com função de humanização, transformação social, de melhoria da qualidade de vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário